Formigas

» Conheça as diversas espécies de Formigas existentes e livre-se dessa infestação.

Existem três tipos de formigas: as formigas rainhas,as formigas macho e as formigas fêmeas estéreis que são as formigas operárias ou obreiras que vivem aproximadamente um ano.

Essas formigas frequentam os interiores das residências, hospitais, lojas de comércio e indústrias e são formadas por um grupo de seis espécies diferentes.

Esses insetos se estabelecem com facilidades e se procriam em diversos lugares, causando até mesmo uma infestação, trazendo incômodo, sendo muitas vezes até perigoso em estabelecimentos médicos como hospitais.

Esse inseto que chamamos de formiga constrói diversos tipos de ninhos, diferenciam o formato de cada um e diferenciam o número de túneis construídos. Geralmente as formigas costumam construir seus ninhos subterrâneos ou sob a superfície do solo embaixo de galhos e folhas, ou dentro de troncos.

As formigas vivem em colônias e suas saúvas passam por uma divisão de cinco estágios. O primeiro é o de Larvas e pupa, onde as formigas passam por três estágios antes de se tornarem adultas (ovo, larva e pupa). A segunda fase é a das câmaras, onde as formigas cultivam fungos a partir de folhas em decomposição. O terceiro estágio é a parte onde ficam as formigas chamadas de "formigas soldados". São as famosas protetoras do ninho! Essas guardiãs têm a cabeça e as garras maiores do que as formigas comuns. A quarta fase é a do lixo, onde as formigas armazenam os lixos, restos de fungos e também as formigas mortas e a última e quinta fase é a chamada de Rainha. Em uma saúva apenas existe uma única rainha, que vive em média dez anos. Suas operárias têm um ciclo de vida de apenas quatro meses e assim, quando a reprodutora morre, a colônia se elimina em poucos meses.

São divididas também em inúmeras espécies, são elas Tapinomamelanocephalum (formiga-fantasma), Paratrechinalongicornis (formiga-louca), Monomoriumpharaonis (formiga-do-faraó), Pheidolemegacephala (formiga-cabeçuda), Wasmanniaauropunctata (formiga-de-fogo ou pixixica), Lenipthemahumile (formiga-argentina), Crematogastersp. (formiga-acrobática), Solenopissp (lava-pé) e Camponotus sp. (formiga-carpinteira).