Pombos ou Pombas

» Saiba mais sobre essa praga voadora que transmite diversas doenças.

Classe: Ave

Os pombos são aves pequenas, muito comuns nas grandes cidades visto que nesse ambiente não existem predadores para eles.

Alimentam-se de grãos, sementes, frutas e resíduos. A prática de alimentar pombos e deixar lixo à mostra colabora para a proliferação desse animal.

Em um ano, uma fêmea pode ter seis ninhadas com um ou dois ovos cada. Costumam viver de 3 a 5 anos em ambiente urbano.

Já foram muito utilizadas como portadores de correspondência (os famosos pombos-correios) por possuírem excelente senso de direção. Podem voar até 1500 km.

Os pombos são considerados pragas urbanas por inúmeros motivos. Dentre eles, por causarem danos a monumentos históricos e patrimônios (a acidez de suas fezes danifica determinados materiais), entupimento de calhas, contaminação de alimentos. Já foram responsáveis, inclusive, por acidentes aéreos.

Além disso, são hospedeiros de parasitas e transmitem aos seres humanos dezenas de doenças, causando-lhe problemas de saúde.

É importante salientar que, ao lidar com penas ou fazer a remoção de fezes dessa ave, sejam utilizadas luvas e máscara para evitar contato com a pele. É recomendado que as fezes sejam umedecidas antes de sua remoção para que a poeira não seja inalada, pois ela é responsável por uma doença grave que afeta o pulmão.

Por tudo isso, o pombo é considerado uma praga urbana, e manter controle sobre seu crescimento e proliferação é vital para garantir a saúde das pessoas.