Baratas

A barata é um inseto urbano, pois vive geralmente em cidades grandes, considerada uma praga urbana.

Existem várias espécies de baratas e geralmente elas invadem os espaços do homem em busca de restos de comida.

Suas principais espécies são: Supellalongipalpa (barata de faixa marrom), Blattaorientalis (barata oriental), Blatella germânica (barata alemã), Periplaneta americana (barata americana).

Seu habitat são lugares quentes e húmidos, como redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira. Nas florestas, habitam embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores. Costumam realizar suas caçadas por comida e por parceiros para reprodução no período da noite. Durante o dia elas costumam se esconder e permanecer em locais que ninguém as vejam e aproveitam para descansarem.

As baratas são hospedeiras de muitas bactérias, fungos, vermes, vírus e protozoários, transmitindo várias doenças aos seres humanos. Ao efetuar o contato com as fezes da barata, podem ocorrer reações alérgicas a algumas pessoas

Existem algumas formas de manter as baratas longe de sua residência. Comece interferindo nas condições de abrigos e alimentos desses insetos, passe a olhar cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas, e todo tipo de material que esteja em sua residência e que possa estar servindo de transporte ou abrigo para as baratas e seus filhotes. Limpe esses locais frequentemente e com bastante cuidado, incluindo também fornos, despensas, armários, coifas, embaixo de pias, eletrodomésticos, além de sempre colocar o lixo em sacos plásticos dentro de latões apropriados, de preferência que tenham tampa e que estejam limpos.

Em ralos, coloque grelhas, ralos de abre e fecha, sacos de areia, e tudo o que impeça a entrada desses insetos pelos ralos e pelos canos.

                                       Baratas? A Insetotec é a solução

Baratas de Estogo: É de todas as espécies a de maior proporção. Encontrada com frequência em esgotos, onde o calor e a umidade são favoráveis ao seu desenvolvimento. Costumam estar em áreas de manipulação de alimentos, ou sanitários.

Os equipamentos usados em cozinhas, tais como fogões, refrigeradores, bem como tubulações de vapor servem de abrigo e aceleram o amadurecimento dos ovos.

Baratas de cozinha: Localizam-se preferencialmente em áreas úmidas e quentes. Cozinhas e restaurantes oferecem estas condições necessárias à sua sobrevivência e proliferação

Dentre as pragas controladas, a barata ocupa hoje um lugar de destaque. Encontrada em diversas espécies, ela prolifera nos mais diversos ambientes, tornando o seu controle um desafio que requer conhecimento e experiência.

Controle Integrado

Partindo do princípio de que a barata é um fator em potencial na transmissão de diversas doenças ao homem, principalmente através da contaminação de alimentos, concluímos a necessidade de um controle permanente para evitarmos esses riscos.

O importante é investigar os problemas de pragas de uma determinada área e implantar um programa econômico e viável, mas que antes de tudo vá ao encontro das necessidades da empresa.

                                                       Dicas