Carrapatos

Os carrapatos são artrópodes da ordem dos ácaros. São parasitas, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Os carrapatos se alimentam do sangue de homens e cães, e precisam se alimentar pelo menos três vezes para conseguir completar seu ciclo, geralmente seus escolhidos são os mesmos hospedeiros nessas três vezes: homens e cães ou diferentes animais.

É difícil perceber o carrapato durante a picada ou durante sua fixação em qualquer animal. Ao se alimentarem por mais de um hospedeiro, o carrapato pode transmitir doenças, pois em sua saliva existe um componente com propriedades anestésicas, juntamente com outros que previnem a coagulação, o que faz com que doenças sejam transmitidas. Em um hospedeiro, o carrapato pode permanecer fixado por até duas semanas. Após essa alimentação longa as fêmeas desenvolvem 50% de seu peso em ovos, que são produzidos ao morrer.

Carrapatos são totalmente prejudiciais à saúde, desenvolvendo doenças gravíssimas em pessoas como Febre Maculosa, Doença de Lyme, Babesiose e Erliquiose Canina. Por essas doenças serem perigosas, elas podem levar até à morte, caso não sejam cumpridos os tratamentos adequadamente.