Cupim

Classe: Inseto

Espécies: Cupim de madeira seca, cupim subterrâneo e muitas outras

Características: São insetos sociais, pois vivem em colônias extremamente organizadas, onde cada indivíduo desempenha uma função específica.

De acordo com a função, o cupim pode ser:

  • Operário: responsável pela construção e conservação do ninho, pela busca de alimentos para si e os demais indivíduos da colônia e pelo cuidado com os ovos.
  • Soldado: responsável pela proteção da colônia e dos demais indivíduos, inclusive dos operários quando estão em busca de alimentos.
  • Reprodutores alados: possuem sexo definido e asas. São conhecidos como siriris ou aleluias. A época da reprodução é conhecida como revoada, pois todos eles voam em bando à procura de um local apropriado para o acasalamento. Depois do acasalamento, o casal forma um novo ninho e se desfaz de suas asas

Descrevem-se os cupins como insetos de metamorfose incompleta. Seu ciclo de vida é resumido em três fases: ovos, jovens (ou ninfas) e adultos. Um rei e uma rainha podem viver até 30 anos! Após a morte, rei e rainha são prontamente substituídos, o que permite à colônia uma duração indefinida.

Há várias espécies de cupins no mundo. Estima-se que existam 2.200 espécies distintas. No Brasil, os mais comuns são os cupins de madeira seca, os de montículo e os subterrâneos.

Os cupinzeiros, abrigo dos cupins subterrâneos, podem chegar a 5 metros de altura.

Já os cupins de madeira seca são conhecidos por preferirem locais secos e abrigarem-se dentro da madeira que, além de ninho, serve também de alimento.

Para eliminar os cupins, é necessário remover os cupinzeiros e aplicar uma barreira química. Os procedimentos para eliminação do cupim de madeira seca são diferentes porque seus ninhos são construídos em locais diferentes.