Escorpião

O lacrau ou alacrau é um animal invertebrado artrópode que conhecemos como ESCORPIÃO. E um animal que pertence à ordem Scorpiones se enquadrando na classe dos aracnídeos.

Scorpiones é a ordem de artrópodes arácnidos que juntam mais de 2.000 espécies de escorpiões que têm um cumprimento de 10 a 12 cm, um corpo alongado e quelíceras com três artículos.

Os escorpiões são animais discretos e andam geralmente apenas durante a noite, se escondendo entre troncos e cascas de árvores durante o dia.

Os escorpiões fazem parte do grupo dos aracnídeos, no entanto eles possuem quatro pares de pernas e não têm antenas e nem asas. Existem estudos que dizem que o escorpião é talvez um dos artrópodes mais antigos da Terra, com vivência de cerca de mais de 400 milhões de anos.

Eles se alimentam usando quelíceras, que são umas pequenas garras que estão ligadas a sua boca e são muito afiadas, por onde também efetuam duas picadas e lançam seus ferrões quando se sentem ameaçados. Sua alimentação é feita de insetos invertebrados tais como cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também de outro aracnídeo, a aranha. É importante destacar que quando não encontram alimentos, os escorpiões praticam o canibalismo para que possam sobreviver.